terça-feira, 27 de maio de 2008

A Professora Rafaela Baia


Atriz, professora e produtora da Cia. de Teatro Tumulto.


Comecei no teatro sem nunca ter vontade e nem muito menos pensado do assunto de um dia Atuar. Um dia acompanhei uma amiga a uma reunião para falar de uma apresentação de Teatro que iria rolar na PUC e estavam montando o elenco e precisavam de pessoas e a convite do Anderson Quak entrei nessa.

Representei uma escrava que só apanhava D+ porque a pessoa que fazia o feitor batia pra valer, mas antes de aceitar disse que o meu papel não poderia ter fala porque sou um pouco gaga. Enfim és que chega o dia da apresentação. Foi um máximo!!! Adorei faze-la e daí não parei, mas. A minha 2° apresentação foi marcante era um desafio porque nesta teria algumas falas e o meu personagem tinha um destaque. Bom, outra surpresa eu não gaguejei (rsrsrs).Em seguida fiz um curso livre de teatro no Tablado ministrado pelo professor Johayne Hidelfonso, oficina de Interpretação com Guida Vianna, Cico Caseira entre outros que me ajudou bastante para a minha formação atual.Atualmente ministro uma oficina de teatro na Central Única das Favelas que se deu início no ano de 2004.

O curso realizou neste ano um total de cinco apresentações, que iniciou com a encenação teatral em comemoração ao dia das mães e a ultima encenação para o encerramento das atividades do ano letivo com a peça ?A formiguinha que prendeu o pé na Neve?.Toda essa movimentação proporcionou o comparecimento dos familiares, colegas dos alunos das oficinas da Ong e a comunidade passaram a prestigiar o trabalho de qualidade desenvolvido com as crianças. Com tudo isso o resultado não poderia ter sido melhor com o decorrer do tempo tivemos que abrir novas turmas.No ano de 2006 e 2007 tive como destaque e resultado do meu trabalho dois alunos.

A Sheila Regina que foi uma das selecionadas entre diversas crianças de outros estados, para participar da companhia publicitária da ?Fiat 30 anos?, que foi vinculada em todas as emissoras de TV aberta e fechada de todo o País.E o Alexandro Nascimento que participou da longa metragem ?Cidade dos Homens?.A oficina de teatro hoje é realizada, com duas horas de duração por dia e temos quatro turmas. É um programa de estímulo à construção artística. Os jogos teatrais são frequentemente usados tanto no contexto da educação como no treinamento de atores. Há, portanto, uma vivência que mescla a vivência teatral com o plano político pedagógico proposto pela Ong. Nas oficinas, através do envolvimento do grupo, desenvolvo com os alunos a liberdade e habilidades pessoais em aprende a melhor forma de realizá-las em meio ao público, mas também entre a sociedade.Tenho com estratégia desenvolver durante o ano atividades lúdicas, exibição de filmes, levar para os alunos os clássicos do teatro, divulgação de textos informativos e dinâmica de grupo e debates.

Sou comunicativa, flexível, e também realizo atividades de produção teatral, o que me dá desenvoltura no trato com o publico em geral incluindo a classe artística (músicos, atores etc.) Trabalho no palco e para o palco e atrás das câmeras.Trabalho as relações intra e interpessoais dos alunos através de trabalhos semanais que culminam em uma grande montagem teatral ao final do ano letivo. Com intuito de promover o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes, simultaneamente ajudá-los a melhorar a leitura e interpretação de textos.Apresentar, durante o ano, peças com temas comemorativos na Ong e em Escolas públicas da comunidade Cidade de Deus. Promovendo a integração entre o teatro, comunidade e a Escola.


Rafaela Baia

Nenhum comentário: